Pergunta

Reestabelecer nome de solteira

Estou casada ha dois meses, alterei meu nome de solteira , incluindo o nome do meu esposo .Mas só fiz para agradar e agora me arrependi.Não nos divorciamos mas quero restabelecer meu nome de solteira.Me arrependi tambem por conta da complexidade e dor de cabeça para alterar os documentos.Posso reestabelecer ou ratificar a certidão? Fica caro?

há há 4 anos

1 Resposta

De acordo com a Quarta Turma do STJ, a opção dada pela legislação, de incluir o sobrenome do cônjuge, não pode ser limitada à data do casamento. Entretanto, após o registro do nome no Cartório competente, só poderá ser feita alterações pela via judicial, conforme os procedimentos estabelecidos pelos artigos 57 e 109 da Lei 6.015/73, ou em Cartório nos casos específicos. De conformidade com os referidos artigos, qualquer alteração posterior de nome só pode ser feita por exceção e motivadamente, após audiência do Ministério Público, por sentença do juiz a que estiver sujeito o registro. Portanto, sugiro que você procure um advogado da sua confiança e ajuíze uma ação judicial para mudança de nome na Vara de Sucessões e Registros Públicos da sua cidade. O seu advogado, com certeza, conseguirá argumentos que possibilitem à alteração. Sugiro divergência entre o casal sobre a utilização do nome de solteira para casada e que um dos cônjuges equivocou-se no momento do registro. Mas, seu desejo real era manter o nome de solteira e certamente terá êxito. Na justiça é assim, você só sabe o resultado se ajuizar, pois cada juiz uma sentença. DEUS lhe acompanhe nessa batalha judicial. Felicidades.

há 4 anos
Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro