Girão diz que PF mostra autonomia ao pedir abertura de inquérito contra Toffoli

Girão mencionou o que levou a PF a pedir abertura de inquérito.

Em pronunciamento, nesta quinta-feira (13), o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) afirmou que a Polícia Federal demonstrou autonomia por encaminhar ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de abertura de inquérito para investigar suposta participação do ministro Dias Toffoli na venda de sentenças judiciais.

Girão mencionou o que levou a PF a pedir abertura de inquérito: segundo delação do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, que está preso por corrupção, o ministro Toffoli teria recebido R$ 4 milhões para favorecer prefeitos em decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que presidia. De acordo com o senador Girão, os prefeitos citados por Cabral foram beneficiados em decisões do TSE.

— A Polícia Federal pede que o STF abra um inquérito sobre isso. Se o STF vai fazer e como irá fazer internamente, nós não sabemos. O que nos deixa felizes é que está existindo uma ação de uma instituição muito acreditada pela sociedade brasileira, que é a Polícia Federal. Que ela vá fundo e continue fazendo seu trabalho. Além disso, que o STF também possa fazer seu trabalho sem corporativismo. É isso que esperamos — declarou Girão.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Publicado em 18 de maio de 2021

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro