Associado à AMB: desembargador do TRT-MS é indicado para ocupar a cadeira de ministro do TST

O nome de Amaury Rodrigues Pinto Júnior segue para o Senado Federal, onde será sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região do Mato Grosso do Sul, desembargador Amaury Rodrigues Pinto Júnior, foi o escolhido na lista tríplice para ocupar a vaga do ministro aposentado do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Márcio Eurico Vitral Amaro, que deixou o TST em março deste ano. O magistrado é associado à AMB desde 2010.

 

A Mensagem nº 194 com a indicação do presidente da República, Jair Bolsonaro, foi publicada no Diário Oficial da União, desta sexta-feira (7). O nome de Amaury Rodrigues Pinto Júnior segue agora para a apreciação do Senado Federal, onde será sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Em seguida, o magistrado passará pela análise do Plenário. Após a aprovação no Poder Legislativo, o desembargador pode ser nomeado pelo chefe do Executivo.

“É com muita honra e orgulho que a AMB recebe essa notícia. A associação tem muito apreço pela pessoa do desembargador e pela atuação dele na Justiça brasileira. Trata-se de um magistrado compromissado com a prestação jurisdicional”, elogiou a presidente da AMB, Renata Gil.

 

Em dezembro de 2020, o desembargador Amaury Rodrigues Pinto Júnior assumiu o cargo de presidente do TRT-MS ao lado do desembargador André Luís Moraes de Oliveira, que ocupou a vice-presidência. À época, o desembargador firmou o compromisso com a proatividade, inovação e diálogo com as instituições parceiras.

 

“A expectativa é grande de ver nosso colega integrando a última instância da Justiça Trabalhista, ramo do Judiciário tão relevante para o nosso país. Temos certeza que ele levará consigo esse compromisso com a Justiça e com a sociedade”, conclui Renata Gil.

 

Natural de Curitiba (PR), o desembargador Amaury Rodrigues Pinto Junior formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba. É Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). O ingresso na magistratura foi em 1989 como juiz do trabalho substituto do TRT da 10 º Região. Em 2001, foi promovido, por merecimento, a desembargador do TRT da 24ª Região. Ao longo da carreira, ocupou os seguintes cargos:

• presidente das Juntas de Conciliação e Julgamento (atuais Varas do Trabalho) dos municípios de Mundo Novo/MS e Campo Grande/MS;
• diretor do Fórum de Campo Grande;
• diretor da Escola Superior da Magistratura;
• vice-presidente e presidente do Conselho Nacional de Escolas da Magistratura do Trabalho (Conematra);
• integrante da Academia Nacional de Direito Desportivo;
• presidente do TRT da 24ª Região nos biênios 2006/2008 e 2021/2022.

Daiane Garcez (ASCOM)

Publicado em 10 de maio de 2021

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro