Senado pode criar comissões de juristas, anuncia Rodrigo Pacheco

O ministro Luiz Fux apresentou algumas ideias de proposições legislativas.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse nesta quinta-feira (18) que a Casa pode criar comissões de juristas para analisar projetos de interesse do Poder Judiciário e do Brasil. A afirmação foi feita após uma reunião de Pacheco com o presidente da Câmara, Arthur Lira, e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux.

— Colocamos as Casas Legislativas à disposição do STF para discussão das proposições legislativas de interesse do Judiciário, bem como aquelas de interesse da sociedade brasileira que mereçam a participação do Poder Judiciário. O ministro Luiz Fux apresentou algumas ideias de proposições legislativas. No meu caso, como presidente do Senado, existe toda a abertura, inclusive para a criação de comissão de juristas para determinadas proposições — disse Pacheco.

Segundo o presidente do Senado, a visita foi de cortesia, para reafirmar o papel institucional e constitucional de cada um dos Poderes. Assim como fez no seu discurso de posse, no início do mês, Pacheco ressaltou a necessidade de uma boa convivência entre os três Poderes.

— A tônica também é de pacificação, de buscar sempre o diálogo e o consenso como instrumento de soluções para o Brasil. A gente tem compromisso com a solução dos problemas do Brasil e isso passa necessariamente por uma boa convivência entre o Senado Federal, a Câmara dos Deputados, o Supremo Tribunal Federal e a Presidência da República.

O presidente da Câmara, Arthur Lira, também destacou a necessidade de uma relação “harmônica e respeitosa” entre os Poderes. Ele afirmou que a Câmara está à disposição para discutir e votar projetos de códigos pendentes e reformas de interesse do país.

— Essa fase, como disse o presidente Senado, inaugura um clima que nós estamos buscando conjuntamente e dando provas disso com muito equilíbrio, com sensatez, com calma nas relações, mas com respeito mútuo, estabelecendo justamente os limites da institucionalidade que o Brasil precisa para todos os Poderes.

Os presidentes das duas Casas afirmaram que a reunião não tratou de casos específicos como o da prisão do deputado Daniel Silveira, preso em flagrante na noite de terça-feira (16), no âmbito de inquérito no STF que investiga notícias falsas (fake news). A decisão final sobre a detenção caberá ao Plenário da Câmara dos Deputados. A votação está marcada para a tarde desta sexta-feira (19).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Publicado em 19 de fevereiro de 2021

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro