Nota de repúdio - caso Flávio Bizzo Grossi

O Juiz Machado Marques, da 4º Auditoria Criminal do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, obrigou, de forma desumana, o jovem advogado Dr. Flávio Bizzo Grossi a participar de audiência telepresencial em um leito de hospital.

A Diretoria do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, a Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia e a Procuradoria Nacional de Prerrogativas repudiam a decisão do Juiz Machado Marques, da 4º Auditoria Criminal do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, que obrigou, de forma desumana, o jovem advogado Dr. Flávio Bizzo Grossi a participar de audiência telepresencial em um leito de hospital, onde se encontra internado para tratamento clínico de infecção por COVID-19.

As imagens divulgadas pelo Portal Migalhas, nesta quinta-feira (12), indignam e agridem não somente os mais de 1,2 milhão de advogados e advogadas brasileiras, mas toda a sociedade. A violação perpetrada contra a dignidade de Dr. Grossi avilta o Estado Democrático de Direito e demonstra a completa insensibilidade ética na atuação do referido magistrado. Além de violar os preceitos legais (processuais e prerrogativas), o ato írrito ofende gravemente a dignidade da pessoa humana.

A virtualização dos atos processuais não pode prescindir da preservação da vida e da saúde, que é a matéria-prima do Direito e da Justiça e deve ser o horizonte para a atuação de qualquer magistrado. É desumana a cena em que um advogado é obrigado a realizar uma audiência desde um leito hospitalar, onde se encontra respirando aparelhos após sofrer graves lesões pulmonares causadas pela COVID-19

Dito isso, ao tempo em que prestamos a nossa total solidariedade ao advogado Dr. Flávio Bizzo Grossi, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados Brasil, em conjunto com a Seccional da OAB-SP, encaminhará aos órgãos correcionais todas as medidas em face do referido magistrado, inclusive representação junto ao Conselho Nacional de Justiça.

 

Felipe Santa Cruz

Presidente do CFOAB

Alexandre Ogusuku

Presidente da Comissão Nacional de Prerrogativas e Valorização da Advocacia

Alex Souza de Moraes Sarkis

Procurador Nacional de Prerrogativas


Acesse a íntegra da nota

                

Publicado em 13 de novembro de 2020
Fonte: Portal OAB

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro