A caixa mágica – 70 anos da TV no Brasil

“A Caixa Mágica”, entrevistas exclusivas com personagens históricos da TV no Brasil.

Em 18 de setembro de 1950 a televisão foi inaugurada oficialmente no Brasil. Liderada por Assis Chateaubriand, a TV Tupi levou às poucas dezenas de televisores espalhados pela cidade de São Paulo as primeiras imagens de uma apresentação ao vivo. Era o início das transmissões de um meio de comunicação que ficaria marcado de vez no coração dos brasileiros.

A Rádio Senado apresenta na Reportagem Especial “A Caixa Mágica”, entrevistas exclusivas com personagens históricos da TV no Brasil, caso do apresentador Cid Moreira, do locutor esportivo Januário de Oliveira e do ator Carlos Miranda, que interpretou o Vigilante Rodoviário, sucesso da década de 1960.

Você vai ouvir histórias sobre televisão contadas por senadores que trabalharam na telinha, como Jorge Kajuru (Cidadania-GO), Carlos Viana (PSD-MG) e Lasier Martins (Podemos-RS). Ouvirá ainda pesquisadores que tratam da história da TV e que debatem como aquela caixinha de imagens foi capaz de encantar todos os brasileiros com notícias, novelas, programas e jogos esportivos.

Episódio 1 — O primeiro boa noite

Acompanhe a história e um depoimento da primeira pessoa que falou ao vivo na TV Brasileira, Sônia Maria Dorce,  em 18 de setembro de 1950.

Episódio 2 — Jornalismo

A importância do jornalismo na história da TV e o testemunho de Cid Moreira, o primeiro apresentador do Jornal Nacional.

Episódio 3 — Esporte

Um celeiro de momentos marcantes da TV, o esporte está representado nesta série com as lembranças do narrador Januário de Oliveira.

Episódio 4 — Entretenimento

O primeiro seriado brasileiro na TV de grande sucesso foi o Vigilante Rodoviário, na década de 1960. Saiba mais dessa história com Carlos Miranda, o próprio vigilante que encantou crianças e adultos.

Episódio 5 — O futuro

Quais as perspectivas da TV no Brasil? Senadores e especialistas debatem o tema.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Publicado em 18 de setembro de 2020

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro