AMB promove live sobre novas tecnologias e o futuro da Justiça

“A máquina nunca vai substituir o homem”, afirma presidente Renata Gil.

“A máquina nunca vai substituir o homem”, afirma presidente Renata Gil

A pandemia do Covid-19 escancarou a necessidade do Poder Judiciário em se aperfeiçoar e se atualizar tecnologicamente. Processo eletrônico, teletrabalho, videoconferência e o uso do WhatsApp são algumas das ferramentas para auxiliar a Justiça. Apesar de serem indispensáveis, para a presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil, elas nunca substituirão o papel humano nas decisões judiciais.

“A máquina substitui o homem? A inteligência artificial substitui o julgador? Nunca! Não vai substituir. A atividade do juiz é interpretativa e humana. A Justiça é um direito personalíssimo. É uma cláusula pétrea da Constituição. As pessoas têm direito que seu julgamento seja humano também”, disse a magistrada em uma live sobre o futuro da Justiça promovida pela AMB na noite desta quarta-feira (26).

Para Renata Gil, os métodos da “Justiça do futuro” são ferramentas para os julgadores. “Somos 18 mil juízes para 80 milhões de processos. Temos que ser criativos para chegar ao denominador comum e entregar à sociedade um trabalho mais rápido e eficiente”, concluiu.

A transmissão ao vivo falou sobre os novos modelos que vêm sendo consolidados pelo Judiciário. Para o juiz Anderson Paiva, mediador do evento, “o futuro da Justiça depende das iniciativas que são construídas hoje, inclusive no contexto pandêmico”.

Também participaram da live: Isabela Ferrari, juíza do Tribunal Regional Federal da 2ª Região; Pedro Davi Vasconcelos, juiz do Tribunal de Justiça da Paraíba e Esdras Pinto, juiz do Tribunal de Justiça de Roraima.

Assista ao vídeo completo aqui:

Publicado em 30 de agosto de 2020

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro