Aluno que sofreu AVC durante treino não será indenizado por Academia

A decisão de primeira instância foi mantida, por unanimidade.

Em sede de Recurso de Apelação, de um aluno de artes marciais, que teve o seu pedido de reparação de danos morais indeferido em primeira instância, o TJDFT - Tribunal de Justiça do Distrito Federal, através da Quinta Turma Cível, foi mantida a sentença do juízo de piso, por unanimidade.

O homem sofreu um AVC - Acidente Vascular Cerebral durante um treino de jiu-jitsu, em academia de artes marciais, no Jardim Mangueiral, em novembro de 2018.

De acordo com o postulante, o professor responsável pela aula não estaria capacitado para treinar os alunos, além de que não teria prestado os primeiros socorros necessários, fato que teria levado a ocorrência do AVC, razão e motivação do pedido de responsabilização da academia.

 A parte autoral ainda asseverou que houve falha na prestação do serviço, o que teria culminado na ocorrência do AVC, e desta forma o homem tinha sido exposto ao risco de morte, com sequelas emocionais e físico-psíquicas.

Por outro lado, a academia, em defesa argumentou que o aluno era esportista e dedica-se a diversas práticas atléticas, inclusive possui terceiro nível da faixa branca de jiu-jitsu, não havendo razão para se conjecturar que o acidente tenha ocorrido por falha do estabelecimento ou do instrutor.

De outro ângulo, a defesa aduziu que o exercício estava sendo praticado por 2 alunos faixas brancas, com idade, altura e peso muito próximos e graduação idêntica, demonstrando os cuidados com os inscritos na turma.

Foi esclarecido também que, o treino de técnicas de estrangulamento, ministrado no dia do acidente, faz parte da arte marcial e, eventualmente, é possível que provoque tonturas e desmaios, no entanto, de acordo com a academia, nessas situações, a recuperação acontece depois de alguns minutos de descanso.

E finalmente a academia alegou que não é razoável se exigir dos seus profissionais habilidade para diagnosticar precocemente um AVC, haja vista que a doença tem causas diversas, como pressão alta, colesterol, tabagismo, diabetes e obesidade, apesar de que o professor possui treinamento em primeiros socorros, e que foram aplicados, além de que a família do autor foi avisada de pronto.

Em análise do pedido recursal o desembargador relator explicou que a responsabilidade civil tem como premissa a ocorrência do ato ilícito e que a ocorrência não enseja responsabilização se não houver os elementos essenciais para sua caracterização. “O entendimento dominante é que, para haver direito à indenização por danos morais, em decorrência de falha na prestação dos serviços, é indispensável a demonstração de nexo de causalidade entre o comportamento do agente e o dano suportado pela vítima”. Na visão do magistrado, esses 3 elementos não se mostraram correlacionados no caso.

Na visão do desembargador, apesar da denominação “acidente vascular cerebral”, o AVC é uma patologia, ou seja, não decorre de causa externa, porém de fatores internos e de risco da saúde da própria pessoa. Logo, “é difícil de especificar quando o AVC pode acontecer, a pessoa pode sofrer um derrame em casa ou no trabalho, por exemplo, e não só na academia. Mesmo que desencadeado por esforço, o problema pode surgir em algo mais corriqueiro, como ao subir a escada do metrô ou correr para atravessar a rua”, e assim considerou.

Com esta análise dos autos, o colegiado então julgou, por unanimidade, considerando que não havia prova de que o AVC sofrido pelo postulante tenha decorrido em razão da aplicação do golpe durante o treino.

Além do mais, apesar das alegações do apelante, não houve omissão na prestação do socorro, conforme foi atestado por testemunha, que afirmou que o aluno caminhou sozinho até o local, onde ficou sentado, bem como foi acompanhado todo o tempo pelo instrutor da academia.

Dessa forma, o Colegiado entendeu que não houve omissão de socorro ou falha na prestação do serviço que ensejassem a reparação de danos morais, e neste norte o pedido autoral foi negado e assim, mantida a decisão da primeira instância por unanimidade.

Para os leitores que tiverem interesse em maiores detalhes do caso em comento, segue o número do processo.

Processo: 0700916-24.2019.8.07.0012

(Matéria escrita e publicada pelo advogado Sérgio Marcelino Nóbrega de Castro).

Publicado em 20 de junho de 2020

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro