Encontrado morto o procurador que tentou matar a juíza

A juíza foi esfaqueada no pescoço pelo procurador.

Na sede do TRF - Tribunal Regional Federal da 3ª Região, em São Paulo, o procurador da Fazenda Nacional Matheus Carneiro Assunção, no final do ano passado, esfaqueou a juíza Louise Filgueiras.

Ontem o procurador foi encontrado morto na clínica psiquiátrica, local para onde foi transferido por ordem judicial, e ao que tudo indica, ele suicidou-se.

A tese de suicídio é reforçada em razão de o mesmo já ter tentado o suicídio no ano passado quando se encontrava na Sede da Polícia Federal, tendo um laudo médico apontado o grande risco de que o procurador tentasse novamente contra a sua vida.

O procurador, há época da tentativa de homicídio da juíza Louise Filgueiras, foi preso em flagrante, por ter golpeado o pescoço da juíza com uma faca, muito próximo da veia jugular, e naquela oportunidade a sua defesa informou que ele sofria de surtos psicóticos frequentes, problema que, segundo a defesa advinham da sua atividade profissional que causaram sintomas de ansiedade intensa, o que foi diagnosticado como episódio depressivo grave.

Segundo os médicos que tratavam o procurador, ele alegava que havia uma conspiração para matá-lo, sob o comando de uma força maior, que, segundo ele próprio era oriunda de natureza espiritual.

Ele era natural de Recife, era mestre e doutor em direito e trabalhava há cerca de 10 (dez) anos na Procuradoria da Fazenda Nacional, de onde foi afastado logo que tentou o suicídio.  

Algumas mídias sensacionalistas anunciaram há época da tentativa de homicídio, que o crime teria contornos ligados a tentativa de atingir a magistratura nacional, bem como que o procurador Rodrigo Janot teria incitado a tentativa de homicídio, contudo, pelo fatos ocorridos tudo indica que não procedem de forma alguma tais ilações.

Tudo leva a crer que da doença mental que acometia o procurador da Fazenda Nacional Matheus Carneiro Assunção era a "ESQUIZOFRENIA", doença que causa sensação de perseguição e que atinge 1% (um por cento) da população brasileira, e não tem cura até o momento, apenas tratamento através de remédios psiquiátricos que controlam o paciente.

O mais interessante desta doença é que os portadores de esquizofrenia, em via de regra, são pessoas inteligentíssimas.

(Matéria escrita e publicada pelo advogado Sérgio Marcelino Nóbrega de Castro).



Publicado em 4 de fevereiro de 2020

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro