Aprovado porte de arma para os advogados, por decreto

Todos os advogados e advogadas serão beneficiados pelo decreto.

Desta vez  o porte de arma foi autorizado para todos os advogados e advogadas do Brasil, sendo através de decreto, que alterou o contestado decreto para ampliar as autorizações para o uso de arma de fogo.

O presidente Jair Bolsonaro ampliou a posse e o porte de arma, que antes atendia só aos advogados públicos, para todos em geral.

A motivação para a ampliação foi que a atividade foi considerada como de risco, portanto, autorizada ao uso da arma de fogo.

O rol de profissionais que foi beneficiado pelo decreto é extenso e contempla os jornalistas, oficiais de justiça, caminhoneiros, políticos, membros do Poder Judiciário e do Ministério Público, que exerçam funções de segurança.

Pela nova redação do decreto os funcionários de lojas de armas, de escolas e clubes de tiro, que exerçam atividade de segurança e guarda dos armamentos.

Algumas pessoas, inclusive, advogados são contra o decreto, pois entendem que a liberação da posse e porte de arma não resolverá o problema da criminalidade.

Em outro viés, há quem defenda o direito do cidadão de se defender da bandidagem, e com a liberação da posse e principalmente, do porte de arma, dará o direito de defesa.

A matéria é bastante polêmica, mas, o mais importante é que tudo indica que os que são contra terão que ir se acostumando com a ideia, pois, pelo que tudo indica, veio para ficar. 

Publicado em 29 de maio de 2019

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro