Os prazos processuais do Novo CPC não se aplicam aos Juizados Especiais

Os Juizados Especiais não recepcionaram a contagem dos prazos do Novo CPC.

É muito importante que os operadores do direito, notadamente, os advogados, atentem para o fato de a mudança na contagem dos prazos do Novo Código de Processo Civil, que passaram a ser contados apenas em dias úteis, em vigor desde o dia 18 de março de 2016, não se aplica aos processos que tramitam nos Juizados Especiais.

Os processos que tramitam em sede de Juizados Especiais conviveram sem entrelaçarem-se como o Código de Processo Civil de 1973, não se aplicando o CPC aos casos em tramitação nos Juizados, portanto, com o advento do Novo CPC a sistemática é a mesma, devendo ser respeitados os prazos processuais da mesma forma que vinham sendo aplicados.

No XI Encontro de juízes dos Juizados Especiais e Turmas Recursais, que aconteceu no Rio de Janeiro, a corregedora nacional de justiça e ministra do STJ – Superior Tribunal de Justiça Nancy Andrighi reafirmou o entendimento do respeito do novo CPC à Lei 9.099, Lei dos Juizados Especiais, sendo incisiva no sentido de que não há como à aplicação sequer subsidiária.

Na verdade, o CPC é baseado em muita técnica e rigor das formas e a Lei dos Juizados preza pela simplicidade, informalidade e oralidade, impedindo a aplicação subsidiária.

No mencionado Encontro a ministra Nancy Andrighi disse:

“Essa é uma das leis (9.099) das mais avançadas e democráticas existentes no sistema legal. Então, vou ser repetitiva: é vedada, é proibida a aplicação do Código de Processo Civil, o novo ou o velho, no âmbito dos juizados especiais, sob pena de cometermos um pecado capital, que é igualar os juizados especiais à Justiça tradicional”.

Entendo que, os Juizados Especiais foram criados com a finalidade de desafogar o Poder Judiciário, entretanto, apesar de operar dentro dos princípios da oralidade, simplicidade e informalidade, atualmente estão abarrotados de processos num verdadeiro caos.

O pior da questão são os juízes que ingressam nos Juizados como salvadores da Pátria, mas, na verdade muitas vezes estão dispostos a fulminar processos, eliminando sob a ótica tecnicista, extinguindo-os sem julgamento do mérito, apenas com o intuito de diminuir a carga existente, contudo, com efeito pouco útil, já que os processos extintos desta forma são ajuizados novamente.

O que se verifica na atual conjuntura jurídica são os advogados migrando suas ações para o Juízo Comum, por não ver viabilidade rápida nos trilhos dos Juizados Especiais.

As buscas de seus direitos pelos cidadãos têm crescido de forma exponencial, no entanto, o Poder Judiciário não tem buscado soluções viáveis a dar vazão ao crescimento da demanda processual, já que o número de funcionários e juízes não cresceu proporcionalmente ao volume da procura dos jurisdicionados.

(Matéria escrita e publicada pelo Advogado Sérgio Marcelino Nóbrega de Castro).

Publicado em 10 de julho de 2016

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro